Fonte: Acervo do Iphan/PE. |
Na fotografia de cima, a estação ferroviária de Cinco Pontas, inaugurada em fevereiro de 1858. Era o Km 0 da linha férrea Sul, que parte do Recife e, chegando à cidade de Glicério, bifurca-se, seguindo para Garanhuns, em Pernambuco, e descendo para o Estado das Alagoas. Belíssima, com sua arcada imponente, trazia consigo grande valor histórico por ser a segunda estação ferroviária construída no Brasil. Foi demolida em 1969 para “desempedir” a passagem da avenida Sul, a larga via que liga o centro comercial do Recife ao bairro de Afogados.
A outra foto, já da obra que sucedeu à Estação de Cinco Pontas, além de mostrar um dos arcos centenários, antes pleno e a prumo, agora desconjuntado e ao chão, nos faz refletir sobre os diferentes significados da palavra TOMBAR, que neste caso o menosprezo pelo patrimônio cultural, ato corrente em nosso país, impediu que se buscasse o sentido de PROTEGER... PRESERVAR, prevalecendo o de FAZER CAIR.
(Fábio Torres).
Fonte: Acervo do Iphan/PE. |
Boa noite!
ResponderExcluirEu sou do Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco (memoriaferroviariadepe.blogspot.com).
Ótima postagem essa, falando dessa histórica estação. Pena que nesse país a história só é preservada quando economicamente convém aos governantes e "poderosos". É lamentável que este prédio, de tanta história tenha sido demolido.